sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festival Folclórico de Parintins – A Festa dos Bois da Amazônia

Olá galera bonita! Tudo certo?

Depois de muito tempo, volto a postar algo no blog.

Devem estar estranhando porque estou escrevendo tudo em VERDE no dia de hoje. Mas hoje, vou falar de uma das festas mais bonitas deste Brasil e do Mundo e, que para minha surpresa, pouca gente daqui da região conhece.


Garantido e Caprichoso - Nunca vi uma rivalidade tão grande entre dois “contrários” como no Festival Folclórico de Parintins. Nem no futebol EU encontro essa rivalidade. Nem Corinthians x Palmeiras (apesar de ser, indiscutivelmente, uma grande rivalidade). Essa rivalidade é nítida através das cores. O boi vermelho não usa (e não pode usar) azul, o boi azul não usa (e não pode usar) vermelho. Até a caneta dos julgadores não pode ser azul ou vermelha. Tem que ser VERDE. Os símbolos dos bois são o Coração e a Estrela.

Enfim.

Comecei a tomar conhecimento do Festival através da minha tia, cuja família é do Amazonas. Isso aconteceu quando eu era criança ainda. Na época, por gostar de azul, torcia para o Caprichoso, mas quando cheguei na faculdade e fiz um trabalho sobre este Festival, percebi que admirava o Festival e não um boi ou outro. Hoje, sou "Sem Boi" ou "GaranChoso".

É um Festival muito rico culturalmente falando. Cada ano que chega, novidades surgem. É como já ouvi falar: "Cada ano ocorre uma reinvenção do Festival".

São três dias de Festival. Esses três dias são no último fim de semana de junho. O de 2011 começa hoje, dia 24, às 20h horário de Parintins (21h horário de Brasília).

Por mais que tenham semelhanças por haver composições alegóricas, fantasias e tudo mais, NUNCA devemos chamar o Festival Folclórico de Parintins de Carnaval da Amazônia, porque simplesmente não é um Carnaval.

A história dos Bois surgiu de uma lenda que resumidamente seria assim: Mãe Catirina, grávida, tem o desejo de comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Pai Francisco mata o boi para pegar a língua. O Amo do Boi descobre e manda prender Pai Francisco. Um Pajé é chamado para ressuscitar o boi. O Boi é ressuscitado, Pai Francisco é perdoado e começa uma grande festa.

Bom... No Festival, vários itens estão sob julgamento. Mais precisamente, 21. Eles são divididos em 3 blocos (A, B e C).

Os ítens são:

- Bloco A - Comum / Musical:

01 - Apresentador
02 - Levantador de Toadas
03 - Batucada ou Marujada
06 - Amo do Boi
11 - Toada (Letra e Música)
19 - Galera
21 - Organização do Conjunto Folclórico

- Bloco B - Cênico / Coreográfico:

05 - Porta-Estandarte
07 - Sinhazinha da Fazenda
08 - Rainha do Folclore
09 - Cunhã-Poranga
10 - Boi Bumbá (Evolução)
12 - Pajé
20 - Coreografia

- Bloco C - Artístico:

04 - Ritual Indígena
13 - Tribos Indígenas
14 - Tuxauas
15 - Figura Típica Regional
16 - Alegoria
17 - Lenda Amazônica
18 - Vaqueirada

Cada item tem suas especificidades, claro.

O vídeo abaixo apesar de ser meio "antigo", ainda é bem atual. Assistam! Vale a pena!




Mais detalhes sobre essa Festa sensacional? Acessem: http://www.festivaldeparintins.blogspot.com/

Bom, vou encerrando esta postagem desejando Boa Sorte tanto para o Garantido como para o Caprichoso. Que vença aquele que for melhor na Arena do Bumbódromo!

Eu assistirei, mesmo estando muito longe... E você?


Até a próxima!