Tudo bom, pessoal?
Hoje vou falar de samba. Mas infelizmente não será de algo positivo. Vou falar de uma polêmica que está rolando por aí, o preconceito que está ocorrendo contra a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, cujo enredo de 2011 será: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? - São Paulo, Capital do Nordeste!”
E aí começa toda a confusão. Seres, que se denominam ‘paulistas com orgulho’, estão indignados porque a Tucuruvi falará do povo nordestino que vive em São Paulo. Mandaram vários e-mails racistas para a escola e, além disso, vi em comunidade do Orkut este preconceito sendo ‘difundido’ por várias pessoas. Um absurdo! Essas pessoas não foram nem atrás para saber do que a escola vai tratar na avenida e estão julgando apenas pelo título do enredo ou, no máximo, pelo samba. Neste último caso não estão nem sabendo interpretar o que a letra diz.
Acredito que para você julgar algo, você deve ao menos ter o conhecimento sobre aquele assunto. Neste caso, ler a sinopse do enredo seria um excelente começo!
Um enredo não é algo que surge do dia para a noite. Um enredo é fruto de muita pesquisa, pesquisa essa que dura meses e muitas noites não dormidas para ser desenvolvida e concluída. É um trabalho que deveria merecer respeito assim como outro qualquer, mesmo de quem não gosta de Carnaval. E o samba da Tucuruvi deste ano está muito gostoso de se cantar.
Espero que, realmente, a Tucuruvi faça um lindo desfile em 2011 (espero isso de todas) para ‘calar a boca’ desse povo que não sabe o que está dizendo.
Em breve o Carnaval está chegando (os desfiles, porque ensaios e preparações de fantasias/alegorias estão rolando há muito tempo!) e com certeza falarei muito mais sobre ele.
Por enquanto, eu fico por aqui!
Até a próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário