segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Educação Física é coisa séria!

Fala meu povo! Tudo bem?

Estamos iniciando mais um ano. E este ano é extremamente decisivo para a minha pessoa. Ao fim do mesmo, posso estar formado! Basta eu fazer tudo como manda o ‘script’. hahaha
 

Como passou rápido esse tempo da faculdade. Há três anos, eu estava fazendo vestibular para poder estar onde estou hoje e agora já estou a um ano de me formar licenciado em Educação Física.

Para muitos, um curso que as pessoas só jogam bola, ou ficam na piscina tomando sol. Mas o curso é muito mais que isso, eu garanto!

Nenhuma profissão que lida com pessoas é fácil. Aliás, nenhuma profissão é fácil. Todas tem as suas dificuldades. O problema da Educação Física é a atuação de alguns profissionais, basicamente professores de Educação Física das escolas, os chamados “rola-bola”. Por não estarem motivados, ou por pedido dos alunos, acabam apenas deixando a ‘galerinha’ jogando futebol (meninos, geralmente) e vôlei (meninas, geralmente).


O professor de Educação Física é um professor como outro de qualquer disciplina. Ele tem que contribuir para a formação do aluno. E por que um aluno não pode reprovar em Educação Física? Só por que ela não “cai” no vestibular (está mudando...)? Ela é uma disciplina como outra qualquer, e por isso, deve ter um sistema de avaliação como outra qualquer.

E é aqui que chegamos a mais um problema da Educação Física: Como avaliar o aluno? Participação? Prova escrita? Se ele fez os movimentos de maneira correta? A evolução desse aluno durante o período? Presença? É algo muito difícil de se definir. Não tem como se definir. Ou será que tem? Se tiver, me mostrem! Com certeza poderá ser útil na minha carreira (por que não?).

Mais um problema. Algumas escolas estão aceitando que os alunos sejam dispensados das aulas de Educação Física se comprovarem que frequentam academia. Para mim, um absurdo. Apesar de a musculação ser parte integrante da Educação Física, ela não substitui o que deve ser aprendido na escola.

Voltando a falar de forma mais geral da Educação Física, podemos dizer que a Educação Física é para todos! Não há exceção. Você só tem que saber o que fazer (que esporte seguir, que brincadeiras/atividades fazer) e fazer de maneira bem feita. E lembrem-se: Educação Física não é só esporte, até porque seria muito limitado pensar isso.


Até a próxima!

Um comentário: