terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Preconceito / Racismo: até quando? Um caso no Carnaval...

Tudo bom, pessoal?

Hoje vou falar de samba. Mas infelizmente não será de algo positivo. Vou falar de uma polêmica que está rolando por aí, o preconceito que está ocorrendo contra a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, cujo enredo de 2011 será: “Oxente, o que seria da gente sem essa gente? - São Paulo, Capital do Nordeste!”


E aí começa toda a confusão. Seres, que se denominam ‘paulistas com orgulho’, estão indignados porque a Tucuruvi falará do povo nordestino que vive em São Paulo. Mandaram vários e-mails racistas para a escola e, além disso, vi em comunidade do Orkut este preconceito sendo ‘difundido’ por várias pessoas. Um absurdo! Essas pessoas não foram nem atrás para saber do que a escola vai tratar na avenida e estão julgando apenas pelo título do enredo ou, no máximo, pelo samba. Neste último caso não estão nem sabendo interpretar o que a letra diz.

Acredito que para você julgar algo, você deve ao menos ter o conhecimento sobre aquele assunto. Neste caso, ler a sinopse do enredo seria um excelente começo!

Um enredo não é algo que surge do dia para a noite. Um enredo é fruto de muita pesquisa, pesquisa essa que dura meses e muitas noites não dormidas para ser desenvolvida e concluída. É um trabalho que deveria merecer respeito assim como outro qualquer, mesmo de quem não gosta de Carnaval. E o samba da Tucuruvi deste ano está muito gostoso de se cantar.

Espero que, realmente, a Tucuruvi faça um lindo desfile em 2011 (espero isso de todas) para ‘calar a boca’ desse povo que não sabe o que está dizendo.

Em breve o Carnaval está chegando (os desfiles, porque ensaios e preparações de fantasias/alegorias estão rolando há muito tempo!) e com certeza falarei muito mais sobre ele.

Por enquanto, eu fico por aqui!

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário